Tomar chá ajuda a emagrecer?

A erva mate, bebida bastante consumida pelos pampas gaúchos, revelou-se uma grande aliada da dieta. Além disso, recentes pesquisas indicam a planta como fonte de compostos antioxidantes importantes para o organismo, que atuam na capacidade de proteger contra o surgimento de tumores, controle dos níveis de glicose e colesterol LDL, assumindo também posto de protetor do coração e prolongador da juventude.

Em pesquisada realizada pelos estudantes do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, em Santa Catarina, foi comprovada a ação da erva no emagrecimento. Ratos foram estimulados em uma dieta hipercalórica, porém metade deles ingeriu, durante 21 dias, goles de mate. "O tempo de tratamento foi curto, mas já identificamos uma tendência à perda de peso em relação ao grupo que não tomou mate. A diferença seria bastante significativa se o período de intervenção fosse maior" A substância indicada como amiga da silhueta é a cafeína, que aparece em níveis consideráveis na planta e possui ação lipolítica. Ou seja: dá um basta naqueles pneuzinhos indesejáveis.


Especialistas indicam que o ideal é consumir um litro de chá-mate diariamente, de preferência, após as principais refeições para ajudar no bom funcionamento do intestino. E uma ótima notícia para quem não tem tempo de preparar a bebida: segundo Deborah Harkowicz Bastos, professora da USP, o chá-mate industrializado também carrega os compostos que fazem a fama da bebida preparada em casa, por infusão. O consumo da bebida pronta, bem geladinha, pode driblar o gosto amargo da erva.

#creditos

TOP